21 maio 2010
confiança...
Hoje vim ao meu blogue porque preciso de falar. Não sei sobre o quê, nem com quem... simplesmente preciso. Às vezes sinto saudades dos tempos em que o maior dos problemas que tínhamos era o rapaz de quem gostávamos ou que os nossos pais não nos compreendem (claro que estou a exagerar, mas eram tempos muito mais simples).
Como é que se ganha a confiança das pessoas? Eu, regra geral, confio nas pessoas à priori até prova em contrário, ou então quando as pessoas têm algum tipo de atitude que mostram uma forma de ser que não é a que se procura. Custa-me que alguma pessoas não sejam assim... Mas de que me queixo eu, quando tenho uma pessoa em casa assim?
Acho que preciso de uma aulas de motivação em grupo. Como motivar um grupo sem que o mesmo fique a pensar "somos os maiores!"? - o que gera excesso de confiança e falta de trabalho. - Como motivar um grupo a trabalhar para melhorar a todos os níveis e a crescer como um TODO? Alguém sabe? Se sim, por favor ensine-me que eu já não sei o que fazer nestas situações.
Sempre cresci a trabalhar em grupos. O CNA é a prova disso: onde eu sentia a responsabilidade de lider porque apesar de não ser de todo a que tinha mais capacidades de realização no grupo era em mim que as minhas colegas depositavam toda a sua confiança sendo que liderava os treinos. Em grupo, reuníamo-nos e falávamos dos nossos problemas individuais ou de grupo que estivessem a atrapalhar o nosso espírito e por consequente as nossas prestações. Tudo bem que fomos apenas 7 no máximo, logo não éramos um grupo muito grande, mas tal com agora, éramos um grupo em que todas dependíamos de todas e se uma falhasse, falhava o grupo. A cima de tudo era preciso muita confiança de todas em todas para que tudo corresse bem.
Claramente esse espírito tem de ser trabalhado. Mas como? Na altura foi tudo muito natural, mas quando falamos de um grupo de cerca de 30 pessoas, como é que se consegue que as pessoas trabalhem em grupo em vez de apenas olharem para o seu próprio umbigo?
Se alguém souber, por favor que diga...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário